Uribe quer conversar com as Farc já, diz funcionário do governo
O presidente colombiano, Álvaro Uribe, está pronto para dialogar com as Forças Armadas Revolucionários da Colômbia (Farc), declarou hoje o ex-guerrilheiro Rosemberg Pabón, chefe do Departamento Administrativo Nacional da Economia Solidária (Dansocial).
Pabón, que era um dos líderes do Movimento 19 de Abril (M-19) - extinto em 1990 -, comentou a disposição de Uribe ao deixar uma reunião com o governante na sede da presidência.
"Venho de uma correria pela Espanha e vim prestar contas ao senhor presidente da República. E aproveitei, porque acho que este é o melhor momento da Colômbia e do governo, para estender uma ponte em direção ao tema da paz e falar sobre as Farc", declarou Pabón aos jornalistas.
Segundo o funcionário, Uribe respondeu-lhe: "Estou na maior disposição. Diga ao mundo e fale com as Farc que estou disposto a me sentar à mesa já, para que alcancemos a paz pela Colômbia".
Uribe já tentou sem sucesso dialogar com as Farc, que mantêm mais de 700 pessoas reféns, entre elas um grupo de 40 políticos, soldados, policiais e civis.
Porém, a guerrilha só conversa se o governo desmilitarizar dois municípios do departamento (Estado) de Valle del Cauca, no sudoeste do país, por 45 dias.
"Acho que neste momento de glória para o país é quando a pessoa tem que ser a mais generosa possível, e assim senti o presidente Uribe: com muita generosidade, com muita disposição. E acho que é uma boa notícia para a Colômbia", acrescentou Pabón.
-----------------------------
Outro capítulo desta novela continua... será mesmo que com a conversa de Uribe com as Farc, possivelmente vai ajudar nessa "guerra" que está ocorrendo? A intensão dele é boa, mas os membros da as Farc querem algo em troca, forçando uma reação do governo. O jeito é esperar respostas dessa conversa "pacífica" do Presidente.
Quem sabe essa idéia, possa ser a solução de paz para essa "guerra" e que o final dessa novela, seja de um final feliz.