16 de maio de 2008

Chávez beija Angela Merkel e pede perdão por insultos

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que pediu perdão à chanceler alemã, Angela Merkel, por tê-la insultado depois que ela o criticou há uma semana.

Merkel caminha ao lado de Chávez durante a sessão de fotos oficial da Cúpula América Latina-Caribe-União Européia

Chávez aproveitou o momento da foto oficial da V Cúpula União Européia e América Latina, em Lima. "Cristina (Kirchner, presidente argentina) estava ali. Dei um beijo nela e na chanceler alemã, a quem disse que 'me perdoasse, se fui duro, aqui está minha mão'", contou o presidente venezuelano, em conversa com jornalistas de delegações oficiais, citadas pela agência peruana Andina.

"Não vim aqui para brigar. Tive muito gosto de dar a mão à chanceler alemã, trocamos um beijo", reiterou Chávez. "Ela disse algo de lá e eu respondi", contou o presidente, ao responder sobre o conteúdo da conversa com Merkel, que não fala espanhol.

Apesar das barreiras lingüísticas, Chávez garantiu que Merkel o convidou a visitar a Alemanha, oferta que disse ter aceito, segundo a agência Andina.

As tensões entre Merkel e Chávez explodiram na semana passada, quando a chanceler alemã criticou o populismo e disse que o presidente venezuelano não falava em nome da América Latina.

Em resposta, o líder venezuelano comentou que Merkel pertence à mesma direita alemã que apoiou Adolf Hitler. O desfecho do desentendimento bilateral foi antecipado na última quarta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a visita da chanceler alemã a Brasília.

"Quem conhece Chávez e a senhora Merkel, pode prever que ambos vão se encontrar (em Lima), vão tomar um café, e as relações entre seus dois países continuarão seu caminho", comentou Lula.

------------------------------------------


Para muitos essa atitude de Chávez foi tomada de caso pensado, após a comparação que foi feita por parte dele com a chanceler alemã Merkel ao dizer que a mesma participa da mesma direita que apoiou Adolf Hitler, um dos piores homens que ja existiu neste mundo e da briga política que houve em seguida, foi possivel perceber o seguinte. É muito facil insultar e depois que percebeu a situação como iria ficar, pedir perdão. E ainda com ajuda do nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva a ter um desfecho de paz no final da história. Claro se Cháves não reconhece se o erro, possivelmente haveria um conflito entre essas nações o que não seria bom para América Latina.

Isso nos faz pensar a seguinte história: É muito fácil você chutar uma pessoa e pedir desculpas, mas saiba que no próximo erro essas simples desculpas não o deixará em uma situação muito agradável. Respeito é bom e todo mundo gosta.


By Tiago Severo Estrázulas

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2892023-EI8140,00-Chavez+beija+Angela+Merkel+e+pede+perdao+por+insultos.html