17 de agosto de 2008

Blumenau

Olá pessoal! A pedido de nosso professor de Atualidades, Luis Henrique Luchetta, a nossa equipe fez um trabalho sobre a economia de Blumenau. Cidade de colonização alemã, localizada no Vale do Itajaí, que já foi palco para grandes reportagens, tanto no âmbito nacional como internacional, tendo destaque as enchentes, a Oktoberfest e as indústrias. Uma cidade realmente muito boa para se viver, possuindo um dos maiores índices de desenvolvimentos humano do país e o quinto maior do estado. Desenvolvimento conquistado com sua economia sólida, que se destaca entre todas as cidades do estado. Não poderíamos somente citar as atividades econômicas desse município, mas sim, apresentar para todos os nossos leitores, uma breve história dessa encantadora cidade, e dados que comprovam sua força diante várias cidades do Brasil.


Surgimento da Cidade

Sua história começa em 1843, quando Hermann Otto Bruno Blumenau, ouvindo relatos de amigos se interessou pela América. Amadureceu a idéia até 1846, partindo então, ao novo mundo. Em sua navegação, conheceu outras cidades brasileiras, chegando em 1848, às margens do Rio Itajaí Açu. Em 2 de Setembro de 1850, chegam os primeiros colonizadores, passando a categoria de cidade em 1894, obtendo uma área de 12 mil quilômetros quadrados, dando origem a outros 31 Municípios do Médio Vale do Itajaí.


Economia – Origem

A solidificação econômica de um município, sempre tem uma história, algumas, ao acaso. Nossa equipe, se preocupou em trazer o surgimento da economia em Blumenau, pois muitos que vivem nessa cidade, não sabem sua origem.

De início Hermann Blumenau, tentou implantar na colônia a atividade agro-industrial, entretanto, o terreno da cidade não era propício, sendo acidentado e com freqüentes cheias do Rio Itajaí Açú. No grande projeto agrícola, o único com êxito foi o cultivo de fumo, propiciando a vinda dos irmãos Hering à cidade, instalando na mesma, uma fabrica de charutos. Embora a empreitada tenha fracassado, anos mais tarde, os irmãos fundaram a primeira indústria de fios e malhas de Blumenau, inaugurando um ciclo que até hoje se mantém como o carro chefe da economia da região, conseguindo posteriormente, sucesso tanto nacionalmente, como internacionalmente, tendo consagrado indústrias têxteis como: Hering, Karsten, Sul Fabril, Cremer, Artex, Teka, entre outras.




Nenhum comentário: