18 de maio de 2008

Comentário sobre o video "consumismo"



O consumismo é uma doença que afeta milhares de pessoas no mundo, sendo ele um dos principais motivos do avanço acelerado de novas tecnologias. Pela falta de incentivo do governo muitos deixam o campo, onde produziam, para irem para as cidades, onde consomem. Isso é semelhante a uma bola de neve, cada vez mais aumenta o consumo, porém, matérias primas se esgotam.
Um meio de amenizar este problema é reciclando. Além de evitar a destruição do meio ambiente, evita a extinção total de matérias primas, estabiliza os preços e gera empregos. Mesmo nao sendo suficiente, já é um começo para um futuro um pouco melhor.

Este é um assunto muito amplo, existindo várias questões, sendo impossível destacar todas as consequências do consumismo em quase 10 linhas.

Postado por mário.

6 comentários:

Fefoss. disse...

Eu fico espantado com tanto de poluição que os estados unidos gera, além do desmatamento e o excesso de lixo que eles acumulam. Da pra imaginar: 2 Kg/pessoa/dia??
Também me indigno com o modo que eles tentam resolver esse problema. Exportar o lixo, ou queimar, não vai resolver nada, apenas vai mudar de lugar, afetando outras pessoas que não tem nada a ver com a história.
O desmatamento gerado nem se fala. Extinguiram-se as florestas lá, e eles querem vim aqui pra Amazônia... O Lula, ou qualquer pessoa com plenos poderes, tem que ser muito burro pra deixar uma coisa dessas acontecer.

didi disse...

Os norte americanos são os seres consumistas mais impiedosos da Terra. São os que mais consomem, os que mais contribuem para a poluição do planeta. Existe várias tentativas para evitar tal paluição, que aumenta na mesma proporção que o consumismo, dentre elas está o Protocolo de Quioto, no qual os Estados Unidos não fazem parte. Errar é humano, persistir no erro e tolice.

zibruno disse...

Uma coisa que me surpreendeu foi uma imagem do video que me em que mostra um homem trajado com aquelas roupa contra produtos químicos, jogando esse produtos na plantação de milho, milhares de pessoas morrendo de fome em todo o mundo e eles jogando produtos quimicos no milho pra crescer mais rapido e consequentemente gerar uma colheita do milho mais precocemente, fazendo assim o dinheiro aparecer mais rapido, isso é RIDÍCULO!

Outra coisa também é o modo que eles se desfazem do lixo químico, que é ou incinerando(que faz voltar todos os compostos que continham no lixo químico e as vezes formando uns piores ainda) ou então eles "jogam o lixo num buraco" que dai ocorrem a decomposição do lixo, estragando o solo!

Bruno Caetano

ps.: SS

dudu; disse...

Então pode-se dizer que consumismo se resume em duas palavras "ciclo vicioso" um ciclo que só acabara se o mundo também acabar, e qual o principal foco? A necessidade e a vaidade do ser humano, consumismo para melhorar sua vida, e com evolução muito grande da tecnologia faz com que compramos muito, pois sempre haverá algo melhor que as nossas que temos, para comprarmos nas lojas e a cada produto feito sempre haverá um que terá que sofrer, nesse caso os países pobres que são vítimas da exploração que nem no filme Diamante de Sangue, e sempre haverá poluição para esses produtos serem feitos que nem o fefos e o zibruno falaram a cima.

Eduardo

ps.:SS ^^

Unknown disse...

Bom, é realmente desconfortante a situação. Vejo que o mais funcional seria irmos contra tudo isso, diminuindo o consumo de bens. Embora isso seja trabalhoso, o vídeo mostrou-nos que é uma das medidas que mais surtem efeito na recuperação de um ambiente sustentável. Não podemos nos deixar levar pela filosofia consumista imposta pela mídia/marketing. Espero que muitas outras pessoas tenham acesso ao vídeo, podendo conscientizar-se da situação e tentando então mudá-la.

Tiago disse...

Um fato bom de observar é o fato do preço de custo que pagamos pelos produtos. Sabemos que muitos desses produtos que compramos tem seu preço no mercado, mas é um preço que se for ver nao chega ao certo ao preço realmente o que seria exato no caso. Se comprarmos algo de 3 R$ não estamos pagando nem perto da metade do que seria o preço exato deste produto e sim uma quantia de mercado.
E isso nos faz pensar quanto sairia mesmo o preço normal de um produto que pagamos 3 R$ levando em conta sua produção e tudo que tem para ser feito este produto.