5 de abril de 2008

Missão para atender Ingrid foi "congelada"

A missão médica para atender Ingrid Betancourt, refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) há seis anos, está "congelada" à espera de uma autorização dessa guerrilha, mas as autoridades da região colombiana também mantêm um hospital pronto para recebê-la caso seja requerido.

Embora o avião-ambulância enviado pela França a Bogotá esteja há dois dias em San José do Guaviare, o prefeito dessa cidade, Pedro Arenas, comentou à agência Efe que enquanto o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) não se pronunciar, "é de supor que nenhuma operação será iniciada".

[...]

As Farc libertaram este ano no departamento do Guaviare (sudeste) seis políticos, mas mantêm presas outras 40 pessoas que pretendem trocar por 500 rebeldes capturados em diversos momentos pelo governo.

O prefeito indicou que até agora não recebeu nenhuma comunicação oficial que a missão médica será efetuada em algum ponto do Guaviare, mas esclareceu que tem preparado um hospital caso a guerrilha solicite intervenção médica para Betancourt.

"Temos um bom hospital, está previsto o lugar onde pode aterrissar um helicóptero caso seja necessário, há pessoal médico suficiente, há abastecimento de sangue caso seja preciso realizar uma transfusão e todo tipo de remédios para qualquer doença tropical que possa ter Betancourt", acrescentou.

Arenas acrescentou que não deixam de ser "rumores" as versões sobre a suposta presença da refém em uma zona rural de San José do Guaviare e os qualificou como "comentários aumentados pela transcendência do tema".

[...]

Os americanos Keith Stansell, Thomas Howes e Marc Gonsalves foram seqüestrados em fevereiro de 2003 pelas Farc, que os incluiu junto a Betancourt na lista dos reféns passíveis de troca.

San José do Guaviare, capital do Guaviare, também se uniu hoje à manifestação nacional pela liberdade dos seqüestrados, na qual estiveram presentes dezenas de pessoas, em sua maioria crianças e familiares de alguns reféns.



Homem coloca foto de Ingrid Betancourt em frente à estátua de Simon Bolívar, em Medelín.Fonte: Terra

postado por mário

Nenhum comentário: